Para deixá-lo aderente ao seu negócio, você precisa entender as Configurações do Plug CRM. Veja os principais tópicos:

Equipes

Mesmo que sua empresa não tenha grande equipes, sugerimos que você crie ao menos UMA equipe. Com isso você pode restringir ou limitar a visibilidade dos vendedores. Entenda melhor sobre as equipes e sua visibilidade, neste vídeo.

Produtos

Cadastre seus produtos e serviços. Mas deixe da forma mais simples possível, para evitar a burocratização da equipe de vendas. Veja algumas dicas:

a – Tenho muitos produtos: coloque uma categoria de produtos, para deixá-lo mais simples. Exemplo: Em vez de falar que vende o “Equipamento X Azul” e o “Equipamento X Branco”, você pode colocar apenas “Equipamentos X”.

b – Não tenho preços tabelados: Então, ao cadastrar novo produto, deixe o valor em R$0,00, assim, você pode editá-los na negociação.

c – Como colocar o código dos produtos? Facilite: no local do nome do produto, coloque o código e o texto na mesma linha. Exemplo: “1234 – Equipamento X”. Assim, quem procurar pelo nome, vai encontrar. Quem procurar pelo código, também.

Lembrando que você terá um relatório específico para mensurar quais são os produtos mais vendidos, então, é interessante você cadastrar os produtos que deseja mensurar.

Segmentos

Edite e cadastre os segmentos de atuação dos seus clientes. Tente deixar o mais segmentado possível.

Para lembrar: você pode cadastrar mais de um segmento por cliente, ok?

Campanhas

São as campanhas de Marketing que sua empresa faz. Mas, neste caso, não entenda apenas como “propaganda” e sim como ações. Por exemplo, cadastre as feiras que você participa, eventos, ações de fim de ano ou datas comemorativas.

Com as campanhas cadastradas você mensura o desempenho de cada uma. Além disso, nos filtros de negócios, você pode focar sua atenção para determinados tipos de negociação.

Etapas

Defina as etapas do seu processo comercial, desde a captação até a finalização a último estágio antes da conclusão da venda. Tente deixar o mínimo de etapas possível, para não burocratizar o trabalho da sua equipe de vendas. O que você deve pensar antes de criar as etapas:

a – Como eu quero filtrar essas negociações, caso eu tenha um grande volume?

b – Consigo sintetizar 2 etapas em uma?

NÃO CRIE A ETAPA GANHO OU PERDIDO, POIS ELAS JÁ ESTÃO NO SISTEMA. Para evitar a criação de muitas etapas, que, no final, vão atrapalhar sua produtividade, o Plug CRM limita até 7 etapas, ok? Para descomplicar, veja este vídeo, explicando sobre as configurações das etapas.

Importar negócios

Saia da planilha imediatamente, elas podem estar atrapalhando seu desempenho. Não é difícil fazer uma importação, mas, como precisa de atenção, veja nossa vídeo tutorial.

Mas preste atenção em alguns detalhes:

  • Crie uma coluna para fonte, campanha, segmento e/ou etapa. Assim sua importação fica mais completa.

  • Salve seu documento em XLS, CSV ou ODS. Eles são mais leves e simples de importar.

  • Faça o mapeamento com atenção

Sentiu falta de algum campo? Crie campos personalizados

Acesse Opções Avançadas, nas Configurações, e crie os campos que você sentiu falta: endereço, cidade, cnpj ou qualquer outro. Veja como funciona as opções avançadas. Clique aqui.

Utilize os filtros de Negócio

Para ter um foco mais nas vendas, clique em negócios e utilize a visão de trabalho mais adequada para melhorar seu desempenho. Não hesite em usar as etapas e os filtros para diminuir o número de negociações disponíveis, em busca da melhor visualização para fazer mais vendas. Entenda mais sobre os filtros e as visões de trabalho aqui.