Veja algumas dicas para ter um trabalho de prospecção mais efetivo:

Prospeção efetiva e acompanhamento vendedor

1 – Importe uma planilha

Faça a importação de uma planilha com seus prospects. Tente inserir o máximo de informações possíveis, para ter uma base de argumentação maior com seus clientes. Além, é claro, de economizar tempo, afinal, a importação é automática.

2 – Faça um roteiro

Pense num roteiro específico para sua abordagem. Contudo, vá inserindo as informações do cliente na conversa, para que ele crie um vínculo e tenha um interesse maior no que você está falando.

3 – Crie modelos de e-mail

Crie um modelo para cada situação da sua prospecção. Desligou o telefone? Envie um modelo agradecendo a atenção. O cliente não atendeu? Envie um modelo informando que ligou e que tentará novamente. Essas são algumas formas de “marcar seu nome” no cliente.

4 – Verifique se houve abertura

O Plug avisa quando seu e-mail é lido. Então, verifique quais clientes abriram seus e-mails enviados e tente um relacionamento mais próximo. Afinal, ele já vai saber um pouco mais sobre você.

5 – Faça anotações

Coloque o máximo de observações e anotações possíveis. Elas ficarão registradas no seu histórico se serão um grande diferencial na sua argumentação.

6 – Mude as etapas e qualifique seu cliente

Conseguiu o contato? O cliente teve interesse? Coloque-o numa etapa à frente dos demais. Viu que ele merece mais atenção? Qualifique-o, aumentando o número de “estrelas” da negociação. Assim você tem um foco maior nas negociações que precisam da sua venda.

7 – Crie e conclua tarefas

Deixe sua agenda comercial pronta para uma melhor negociação e um melhor acompanhamento. Nunca deixe uma negociação sem tarefas. Isso vai prejudicar seu desempenho.

Aprenda a atualizar sua negociação vendo este vídeo.